Mestre Zulu e sua Obra na Capoeira

fotomestrezuluoanca2005Antônio Batista Pinto (Mestre Zulu), Pós-Graduado em Didática e em Metodologia do Ensino Superior, autodidata, pesquisador e mestre de capoeira, introdutor da capoeira na Rede Oficial de Ensino-DF,  fundador do Centro Ideário de Capoeira, Técnico da Seleção Escolar de Capoeira de 1985/1990, realizou 19 Edições da Grande Roda Brasileira de Capoeira-GRBC,  na época era um dos maiores eventos  e congregava capoeiristas de todo o país. Dentre os trabalhos mais relevantes publicados, citamos: Capoeira: Arte, Folclore e Luta; Catira ou Cateretê; Pequeno histórico da Capoeira; Sistema de Graduações de Capoeira;  Metodologia do Ensino de Capoeira; Ritmos Afro-Brasileiro; Características Imutáveis da Capoeira; Cânticos de Capoeira; Regulamento de Competições de Capoeira; Regulamento Técnico Escolar de Capoeira; Regulamento do Centros de Aprendizagem de Capoeira CAC`s; Depoimento Sobre o Ideário Beribazu de Capoeira; Capoeira Arte-Luta; Manifesto Evocativo da Capoeira e o Livro Idiopráxis Capoeira. Fundador do Grupo de Capoeira Beribazu, O Grupo de capoeira beribazu, foi fundado no dia 11 de agosto de 1972, no Colégio Agrícola de Brasília, em Planaltina-DF.  O Grupo Beribazu constitui-se numa instituição organizada historicamente e inserida no contexto social com uma sistemática administrativa e operacional. Os integrantes do Grupo Beribazu tem um vinculo definido com os princípios que regem suas ações. O Grupo Beribazu é uma instituição forte, maior até que a  soma de todos os seus integrantes juntos. Em sua trajetória histórica, o Grupo sempre esteve vinculado as instituições escolares, mantendo com elas um estreita relação. O Grupo Beribazu procura elaborar um síntese que busca a superação da dicotomia Capoeira Angola/Capoeira Regional, procurando difundir a capoeira da forma mais abrangente possível, através de resgate crítico dos seus valores histórico-culturais, sendo regido juridicamente por um estatuto que define seus objetivos e orienta suas ações.  No dia 29 de junho de 1994 foi criado e organizado o Conselho de Mestres do Grupo Beribazu para exercer sua direção. Atualmente existem representações do Grupo Beribazu em vários estados do Brasil e no Exterior. O Mestre Zulu, já formou diversos mestres de capoeira, dentre eles:  Mestre Odilon/ES, Mestre Íris/ES, Mestre Carlos Henrique/ES, Mestre Falcão/DF, Mestre RenatoDF, Mestre Onça/DF – www.centroarteluta.com.br, Mestre Sardinha/DF, Mestre Fábio/ES, Mestre Abdi/DF, Mestre Dionísio/DF, Mestre Divino/DF, Mestre Abimar/DF e vários outros  professores espalhados pelo mundo.

page-0022Introdutor da capoeira na Rede Oficial de Ensino do Distrito Federal dede o ano de 1982, o referido projeto é coordenado pela Fundação Educacional do Distrito Federal (FEDF). Tudo começou ainda de forma informal no Colégio Agrícola de Brasília, http://picasaweb.google.com/fotosarteluta/Diversas#slideshow aonde o Mestre Zulu, era professor. O projeto ganhou consistência e o Mestre Zulu buscou com muita dedicação e trabalho novas alternativas para ampliar e sedimentar a idéia da capoeira nas Escolas Públicas do Distrito Federal.  História da Luta: No ano de 1979, a Secretária de Educação do DF (Eurides Brito),  em visita ao COLÉGIO AGRÍCOLA DE BRASÍILIA,  assistiu uma apresentação e ficou vislumbrada com a riqueza da nossa capoeira. Mestre Zulu, expôs suas idéias e a secretária prometeu empenhar-se na para implantação  da capoeira na Fundação Educacional do DF. No ano de 1981, Mestre Zulu e Inezil Pena Marinho apresentaram  à Secretaria de Educação do Distrito Federal, um projeto Integrado de Capoeira e “Ginática Brasileira”. Depois de várias anos de tramitação o referido  projeto foi aprovado ainda de forma experimental, com Sede Experimental no Colégio Agrícola de Brasília-DF. No ano de 1986,  Mestre Zulu, apresentou um novo projeto a FEDF, intitulado “Prospectiva Construtivista de Capoeira”, com os seguintes objetivos: expandir o ensino de capoeira na Rede Oficial de Ensino do Distrito Federal, tendo por base as seguintes metas: a) Implementação de CAC´s – Centro de Aprendizagem de Capoeira b) Instrumentalização de professores de Educação Física através de cursos e reciclagens. No ano de 1987, Mestre Zulu, apresentou novo projeto chamado de “Curriculos e Programas” que tinha como objetivos: a) A capoeira em Nível Fundamental. b) A capoeira em Nível de Treinamento Básico e c) A capoeira em Nível de Treinamento Desportivo.  O referido projeto funcionou e ainda funciona, como um dos mais belos exemplos de PROPOSTA PEDAGÓGICA, tendo por base a HISTÓRIA E CULTURA DO POVO BRASILEIRO.

As Grandes Rodas Brasileira de Capoeira-GRBC, foram um dos maiores eventos da História da Capoeira do Brasil. Promovida pelo Grupo Beribazu, sob a coordenação do Mestre Zulu. Foi Realizada anualmente no Distrito Federal-DF, em várias escolas e espaços públicos, tais como: Colégio Agrícola de Brasília-CAB, Ascad, Caseb, Ceub e no Ginásio Cláudio Coutinho, entre outros.  Durante dezenove anos consecutivos foram realizadas as Grandes Rodas Brasileira de Capoeira-GRBC, no ano de 1976, foi realizada a Iª Grande Roda Brasíleira de Capoeira no COLÉGIO AGRÍCOLA DE BRASÍLA—CAB.

page-0002Contou com a participação de diversas Unidades da Federação. O evento foi marcado pelas competições de capoeira (Combate,  exibição (duplas e Tríades) e estilo (individual), Festival de Cantigas, Debates e Palestras com mestres e convidados. Dentre os seus principais objetivos podemos destacar: a) Desenvolver o Intercâmbio social e desportivo entre os capoeiristas de todo território nacional. 2) Fomentar o aprimoramento técnico-desportivo da modalidade. 3) Firmar a capoeira como meio eficiente para superação do indivíduo dentro do processo educacional. 4) Sensibilizar o Poder Público, as Federações e a Confederação para a acuidade de uma política digna e racional para a capoeira. A Grande Roda, tornou-se um evento disseminador das várias facetas da capoeira, pois era aberto,  eclético e democrático. Mestre Zulu, atualmente, desenvolve trabalhos de capoeira na cidade de Sobradinho – Distrito Federal, através do Centro Ideário ensinando e divulgando a capoeira e  formando cidadãos críticos e consciente  para o mundo. Axé!

 

(*) Mestre de Capoeira – Grupo Beribazu

Contatos

www.beribazu.com.br

www.centroarteluta.com.br

E-mail: capfabio10@yahoo.com.br

2 comments so far

  1. rmeqzeet on

    C0vhS5 salryqrduehu, [url=http://vbrxateeyyzo.com/]vbrxateeyyzo[/url], [link=http://phbvjhlmwxwg.com/]phbvjhlmwxwg[/link], http://pskzekjyngfv.com/

    • mestreonca on

      Amigo, que bm que vc gostou, entre aqui..
      http://www.centroarteluta.com.br

      Inscreva-se na nossa lista e receba mensagens da nossa capoeira…

      mestre onça
      centro arte luta
      Beribazu-Brazil


Deixe um comentário